top of page
cerebro2.jpg

Avaliação Neuropsicológica

 

A avaliação neuropsicológica consiste no método de investigar detalhadamente as funções cognitivas e comportamento.

O processo de avaliação envolve anamnese, análise do material escolar, aplicação de testes padronizados, escalas,  jogos, conversas, contato com a escola e devolutiva.

A avaliação consiste no estudo global de todas as funções neuropsicológicas. Os resultados quantitativos e os qualitativos precisam ser obrigatoriamente integrados para que possamos ter um resultado fidedigno.

As funções avaliadas são: habilidades intelectuais e acadêmicas, funções atencionais e de orientação, funções perceptivas, funções mnemônicas, funções executivas, funções verbais, funções visuo-construtivas, praxias e motricidade, personalidade e funções socioadaptativas.

Muitas vezes é necessário contar com apoio multidisciplinar de fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas, psiquiatras, neurologistas entre outros para diagnóstico e intervenção.

A avaliação neuropsicológica é indicada para pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade na vida diária, no trabalho ou estudos e nas relações sociais e investiga disfunções neurológicas a partir de técnicas padronizadas, que vão ajudar a entender as dificuldades de um indivíduo e poder propor meios para ajudá-lo a trabalhar essas disfunções.

A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta importante que promove a qualidade de vida de pessoas, pois direciona os passos futuros que devem ser tomados.

Através dos seus procedimentos e métodos de descrição minuciosa das dificuldades é possível identificar a origem das dificuldades e propor estratégias de intervenção, sendo isso documentado em um laudo.

Neuro
bottom of page